Destino turístico de frio, Campos do Jordão sofre com incêndios em dias de calor e tempo seco
11/09/2024
Segundo Inmet, a maior temperatura já registrada no inverno na cidade paulista foi de 27,2°C em 2011. Máximas previstas para os próximos dias é de 27°C. Tempo seco em Campos do Jordão
Laurene Santos/TV Vanguarda
Tradicional destino turístico de frio no estado de São Paulo, Campos do Jordão tem sofrido nos últimos dias com incêndios em área de vegetação por causa do calor e tempo muito seco.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Na terça-feira (10), as chamas atingiram a região do bairro Vila Fracalanza e consumiram uma área e de vegetação natural com tamanho equivalente a 12 campos do futebol. As chamas se alastraram rapidamente e chegaram próximas a casas.
A informação dos Bombeiros é de que o fogo foi controlado por volta das 2h desta quarta. Mas durante a manhã ainda era possível ver focos do incêndio .
Outros dois locais da cidade foram atingidas por incêndios na terça: no jardim Floriano Pinheiro e no Alto do Capivari.
Calorão e tempo seco
Em meio a uma onda de calor, a cidade está perto de bater o maior calor já registrado no inverno, segundo a série histórica do Instituto Nacional de Meteorologia.
De acordo com a base de dados do instituto, a temperatura mais alta registrada durante a estação na cidade aconteceu no dia 30 de agosto de 2011, quando os termômetros marcaram 27,2°C.
Essa marca pode ser superada nos próximos dias, já que a previsão de máximas chega à casa dos 27°C em Campos do Jordão nestas quarta (11) e quinta-feira (12).
Nos últimos dias, as temperaturas mais altas registradas no município chegaram perto disso, com destaque para o último sábado (7), que teve registro de 26,9°C.
Confira as máximas registradas em Campos do Jordão nos últimos dias:
Sábado (7): 26,9°C
Domingo (8): 26,4°C
Segunda-feira (9): 25,8°C
Terça-feira (10): 26,7°C
Imagem de arquivo - calor em Campos do Jordão
Divulgação/Sandra Mara
Em relação ao tempo seco, a cidade também tem sido afetada, assim como boa parte do Brasil - mais da metade dos estados no país enfrenta o pior período de seca em 44 anos, afirma o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden).
A Defesa Civil emitiu recentemente um alerta para baixos índices de umidade relativa do ar em toda a região da Serra da Mantiqueira, onde fica Campos do Jordão - abaixo de 30%. Na terça-feira (10), a cidade registrou umidade do ar de 22%.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
A Organização Mundial da Saúde recomenda que o nível ideal de umidade relativa do ar é entre 60% e 80%. Quando o índice aponta níveis próximo de 20% a situação é considerada emergencial.
Além de ser maléfico à saúde das pessoas, o tempo muito seco provoca uma série de consequências negativas no meio ambiente, tanto que a cidade tem sido afetada por diversos focos de incêndio nos últimos dias.
Tempo seco em Campos do Jordão
Laurene Santos/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina