Cliente que enviou bolsas e sapato de luxo para brechó fala sobre revolta com calote: 'Continuam impunes'

  • 27/01/2025
(Foto: Reprodução)
Mulher foi uma das vítimas de um brechó de São José dos Campos (SP), acusado de dar calote milionário em clientes. Clientes acusam brechó de São José de golpe milionário A Polícia Civil e o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) investigam um brechó de luxo de São José dos Campos, no interior do estado, que é suspeito de calote contra centenas de vítimas. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp Uma das vítimas falou com a TV Vanguarda nesta segunda-feira (27), um dia depois de o Fantástico revelar o caso. Segundo ela, há a revolta pelo fato de os donos do brechó saírem impunes. "[Fica] a revolta porque eles continuam impunes. Eles fazem isso com várias pessoas, continuam fazendo lives, continuam vendendo e nada acontece", desabafou Marília Alves de Brito Magalhães, que é administradora de empresas. Marília é uma das clientes que acusam o brechó de luxo de calote. Segundo ela, o total a receber do brechó seria pouco mais de R$ 11 mil pelo desapego de algumas bolsas e sapato de marca. Ela, contudo, recebeu apenas R$ 1,6 mil. "No dia 7 de outubro eu soube que as minhas peças já tinham sido vendidas, três das seis, e o primeiro pagamento a promessa foi para o dia 6 de novembro e nunca aconteceu", contou. Antes de entrar na Justiça contra o brechó, Marília disse que tentou conversar com a proprietária, mas, em uma das conversas, a mulher se justificou dizendo que teve um desfalque na empresa com duas funcionárias que desviaram mais de R$ 4 milhões. Um advogado que representa oito vítimas do calote afirma que o brechó efetuava a venda de produtos de luxo enviado por clientes, mas não fazia o repasse dos valores sobre a peça, segundo ele. "Os clientes faziam as transações com o brechó, clientes de alto padrão aquisitivo, enviavam para o brechó, que efetuaria a venda, reteria o valor da comissão e repassaria o valor residual para a cliente. Infelizmente, não é isso o que está acontecendo. Esses repasses não estão sendo feitos", alegou o advogado Antônio Moreira Miguel Júnior. Responsável por brechó de luxo faz transmissão ao vivo após acusação de golpes Instagram/Reprodução O caso O caso foi revelado pelo Fantástico neste domingo (26). A reportagem apurou que clientes de todo o Brasil acusam Francine Prado, dona do brechó online Desapego Legal, de calote que chega a R$ 5 milhões. Nesta segunda-feira, a empresária Francine Prado, responsável pelo brechó, fez uma transmissão ao vivo nas redes sociais em que disse que falaria 'pouco' por orientação de advogados, admitiu erros administrativos na gestão da empresa e que tudo seria resolvido. "Tem 13 anos de empresa, não existem empresas que não passem por dificuldades, problemas. Não vou culpar ninguém, não vou ser vítima de nada, existiram problemas aqui dentro e desde então estou todos os dias resolvendo, trabalhando", disse. Centenas de clientes de um brechó de luxo tentam receber o dinheiro da venda de joias, bolsas e roupas de grife. Depois do esclarecimento, ela seguiu com a transmissão ao vivo para anunciar produtos de luxo. As acusações de calote são investigadas pelo Ministério Público e a Polícia Civil de São Paulo. Ao g1, o MP-SP afirmou que recebeu as representações junto às promotorias criminais de São José e que já foram instaurados os inquéritos policiais. Segundo o órgão, os inquéritos estão sob a responsabilidade da Polícia Civil, que “realizará as diligências adequadas para a apuração das responsabilidades e demais circunstâncias do fato”. Por meio da Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Civil informou que os casos são investigados pelo 8º Distrito Policial de São José. “A equipe da unidade continua empenhada na apuração dos fatos e realiza diversas diligências para esclarecer todas as ocorrências relacionadas à empresa em questão”, disse a SSP. Brechó de São José dos Campos é suspeito de calote milionário Reprodução Acusação de calote Só em um grupo em aplicativo de mensagens, mais de 200 pessoas que foram vítimas do brechó de luxo de uniram para denunciar a falta de pagamentos e a não devolução de produtos enviados ao brechó. Na Justiça, a empresa é processada por quase 100 vítimas. Além disso, foram registrados diversos boletins de ocorrência na Polícia Civil contra Francine e seu marido, que é sócio do negócio. Em um dos boletins de ocorrência, ao qual o g1 teve acesso, a vítima denuncia que entregou uma pulseira de luxo ao brechó, que vendeu o acessório, mas não fez o pagamento pelo produto. “Vendi uma pulseira da BVLGARI para a empresa Desapego Legal, que solicitou a retirada do item diretamente na minha casa, vendeu o item e até hoje não me fez o pagamento”, reclama a mulher. Em outro boletim de ocorrência que o g1 teve acesso, a denúncia afirma que tem um prejuízo de pelo menos R$ 2,4 mil por conta do calote do brechó de luxo. “Ela (a dona do brechó) vendeu várias peças minhas de luxo, inclusive algumas ainda não vendeu e se encontram na loja física (ou ela diz que não vendeu par não repassar o valor) e não me pagou o valor”, reclama a vítima, que diz ainda que não tem retorno dos contatos com Francine. Outro canal procurado pelas clientes do brechó é o site de reclamações ‘Reclame Aqui’, que acumula 149 queixas contra a empresa. Mesmo assim, ela segue funcionando no Instagram, rede social em que tem 261 mil seguidores. A reportagem do Fantástico esteve no condomínio em que Francine mora. O marido dela atendeu a equipe de jornalismo, mas desistiu de dar entrevista. Depois, ele enviou uma nota em que diz que a empresa passa por dificuldades financeiras, mas que nunca teve intenção de fraudar ou prejudicar qualquer pessoa. E ainda, que fechou acordo com mais de 400 fornecedores. A reportagem da Rede Vanguarda tentou contato direto com o celular de Francine, mas não teve retorno. Por meio de nota, a defesa da empresária se manifestou. Confira a nota na íntegra: "A defesa vem a público informar que se trata de uma empresa que atua no ramo do comércio de peças de luxo desde 2012, sempre honrando com os seus compromissos. Quanto às referidas matérias, trata-se da ação de um pequeno grupo de pessoas, dentre os mais de 100 mil clientes do Desapego, que pretendem desabonar a sua imagem, que verdadeiramente é o mais conhecido do país. Inclusive, várias pessoas que compõe o indigitado grupo já receberam seus créditos, no entanto, continuam a difamar, injuriar e caluniar o Desapego e, com certeza, responderão cível e criminalmente pelos atos praticados, tendo em vista que a internet, definitivamente, não é terra sem lei. Por fim, a defesa ressalta que, como todo empreendedor, o Despego Legal enfrenta contratempos financeiros, mas, jamais deixará de cumprir seus compromissos, muito menos fechar suas portas", disse em nota. Brechó de São José dos Campos é suspeito de calote milionário Reprodução Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

FONTE: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2025/01/27/cliente-enviou-bolsas-e-sapato-de-luxo-para-brecho-fala-sobre-revolta-com-calote-continuam-impunes.ghtml


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